sexta-feira, 6 de março de 2009

A História do Zoológico



O Zoológico de São Paulo foi criado em 1957, à partir de uma instrução do então Governador Jânio Quadros (ex-presidente do Brasil em 1961) ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sr. Emílio Varoli (então, presidente do zoo).
Os primeiros animais exóticos como: leões, camelos, ursos e elefantes foram adquiridos de um pequeno circo particular e os animais brasileiros como onças e galos-da-serra, foram adquiridos em Manaus.
A inauguração do Zoológico, prevista para janeiro de 1958, teve que ser adiada devido as fortes chuvas daquele ano... Inaugurado oficialmente em 16/03/1958, o Zoológico de São Paulo ocupa uma área de 824.529 m², com 4 quilômetros de alamedas, e é quase todo coberto por Mata Atlântica nativa.
Localizado em uma área de Mata Atlântica original, o Parque aloja nascentes do histórico riacho do Ypiranga (que um dia viu D. Pedro I proclamar a Independência do Brasil), cujas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies exóticas, além das 3 mil aves migratórias. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre, formando maravilhosa fauna paralela.
Apesar do clima chuvoso, muitas pessoas participaram da inauguração do Parque e puderam ver pela primeira vez na cidade de São Paulo, 482 animais, dentre eles: 9 veados, 2 onças-pintadas e 1 preta, 3 jaguatiricas, 2 gatos-do-mato, 1 urso, 23 papagaios, entre outros.
No ano de 1958, a entrada era gratuita, à partir da criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959, os ingressos passaram a ser cobrados. A Fundação obteve personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e científica.
O Parque Zoológico de São Paulo é considerado o maior do Brasil e um dos 10 melhores do mundo, tanto pela diversidade de animais que abriga, quanto por seu trabalho na preservação de espécies em extinção.
Hoje, o Zoológico conta com um variado acervo, sendo considerado o maior da América Latina em diversidade de espécies, algumas bastante raras como o guepardo, o lagarto-de-língua-azul, a zebra-de-grevy, o lobo-guará, a arara-azul, arara-spix e arara-de-lear, que podem ser vistas ao lado de girafas, tigres etc. É um dos poucos do mundo a ter uma coleção completa de felinos e símios.
Através da exibição de 3.200 animais, aproximadamente, representando 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos e terrários amplos e semelhantes ao hábitat natural, o Zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre a variedade e diversidade das formas de vida sobre a Terra.
Espécies brasileiras ameaçadas de extinção como o mico-leão-de-cara-dourada e o tamanduá-bandeira têm programas especiais de reprodução em cativeiro promovidos pela Fundação (dados referentes ao mês de outubro de 2006).
Algumas espécies da fauna africana que podem ser encontradas no Jardim Zoológico de São Paulo: chimpanzé, dromedário, elefante-africano (Terezita), girafa, grande-codu, hipopótamo, leão-africano, rinoceronte-branco, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário